terça-feira, 20 de abril de 2010

Magalhães acata recomendação da Comissão de Bibliotecas


Houve progresso na questão do Acervo das Arcadas.

Segundo o Informe Eletrônico do C.A. XI de Agosto de hoje, 20/04/2010, o Diretor Magalhães Gomes Filho acatou a recomendação da Comissão de Bibliotecas, prevendo o retorno da parte ainda não organizada do Acervo ao Edifício Histórico.

Sofreremos com os sérios transtornos neste processo, e muito nos preocupa a informação de que os livros permanecerão no Anexo IV até que seja concluído processo licitatório que definirá a empresa responsável pelo novo transporte.

Para além das óbvias exigências que a utilização de recursos públicos merece, é de se questionar quais serão as medidas imediatas a serem adotadas pela Diretoria para que a situação não continue se agravando neste interim.

Se a decisão de retorno se pauta nos riscos a que o Acervo está submetido, parece-nos mais lógico que, ou se dá solução paliativa imediata que garanta a integridade dos volumes ainda não organizados, ou que se busque meio mais rápido (desta vez, observando com o rigor necessário todos os requisitos técnicos) para proceder à mudança.

Nunca é demais lembrar que, quando da desastrada operação de mudança ao Anexo IV, os recursos foram conseguidos com inegável rapidez.

Eis mais uma situação que necessita de reflexão.
E ação.