quarta-feira, 7 de abril de 2010

Minuta à RD e CA



À Representação Discente,
Ao Centro Acadêmico XI de Agosto.

Prezados Colegas da Nobre Academia,

RESPEITOSAMENTE apresentamos, por meio desta, conjunto de quesitos e solicitação de documentos, para os quais julgamos necessárias prontas e objetivas respostas, com a finalidade de sanar dúvidas em relação à operação de transferência do Acervo da Biblioteca Circulante e das Bibliotecas Departamentais ao novo edifício Anexo IV da FDUSP.
Compõem, entre os itens abaixo listados, solicitações e quesitos relacionados à ocupação das “novas salas” no Edifício Histórico e do próprio projeto de ocupação das Bibliotecas, por guardarem íntima e intrínseca relação com o tema em discussão.
Rogamos que tais demandas sejam incluídas na pauta das discussões em andamento entre estas valorosas instituições de representação dos Acadêmicos da São Francisco e a Diretoria da FDUSP, e que sejam imediatamente levadas ao seu conhecimento, mediante protocolo.
Partindo do pressuposto de que a operação foi realizada com diligência e planejamento, consideramos que as informações solicitadas serão rápida e facilmente obtidas pela Administração, uma vez que, em sua quase totalidade, são dados necessários ao planejamento e implementação de um plano de transferência compatível com Acervo de tão destacada importância.
Nestes termos, julgamos razoável a data de 12 de abril p.f., data até a qual aguardaremos ansiosamente pela manifestação da Ilustre Diretoria, após o que reavaliaremos nossa atual convicção de que solução rápida e adequada poderá ser obtida no âmbito da própria FDUSP.
Ressalte-se que entendemos como solução rápida a imediata disponibilização de todo o Acervo à consulta; e como adequada, a comprovação inequívoca de que todos os volumes integrantes do valioso Acervo encontrem-se na mesma condição, anterior à operação de traslado.

Calorosas Saudações Acadêmicas.

Arcadas, 06 abr. 2010.
Movimento Pró-Acervo das Arcadas
Movimento independente, de alunos da Turma 182-21.

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1.     DO PROJETO DAS NOVAS INSTALAÇÕES
1.1.        SOLICITAÇÃO: apresentação do projeto das novas bibliotecas, com leiaute de todos os pavimentos. Caso os desenhos não estejam em escala, com a indicação de áreas em m² ou outra forma de conferir suas dimensões.
1.2.        SOLICITAÇÃO: apresentação das plantas das bibliotecas nas locações anteriores. Na inexistência de sua totalidade, informar área útil dos ambientes e área efetivamente ocupada pelas prateleiras, em m².
1.3.        O projeto das novas instalações foi submetido à aprovação da Congregação? O regimento exige que fosse aprovado?
1.4.        Quem foi o autor do projeto, dos novos leiautes? Qual sua formação técnica?
1.5.        Quais foram as variáveis ambientais consideradas no projeto (temperatura, umidade, renovação)? Qual o critério adotado para estabelecimento de tais parâmetros?
1.6.        O projeto atende às exigências das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, em especial as NR 8, 17, 23 e 24?
1.7.        Qual era a capacidade máxima de público nas dependências anteriores? (Se possível, separar por biblioteca, inclusive Circulante e Central).
1.8.        Qual é a capacidade máxima de público nas novas instalações? (Se possível, separar por biblioteca).
1.9.        Quantos livros fazem parte de cada um dos acervos departamentais e da BCI?
1.10.    Qual é o peso total do acervo de cada uma das bibliotecas departamentais e da BCI?

2.     DO PROJETO OU PLANO OPERACIONAL DE TRANSFERÊNCIA
2.1.        SOLICITAÇÃO: apresentação das planilhas de checagem de despacho e recebimento de carga/volumes, ou origem/destino, ou outro documento de controle de movimentação de carga.
2.2.        SOLICITAÇÃO: apresentação do projeto ou plano operacional de transferência/mudança do Acervo.
2.3.        O projeto ou plano operacional de transferência/mudança do Acervo foi submetido à aprovação da Congregação?
2.4.        O regimento exige que fosse aprovado?  Quem foi o autor do projeto/plano operacional de transferência? Qual sua formação técnica?
2.5.        O autor do projeto ou plano operacional de transferência/mudança participou da operação de transporte?
2.6.        Quantas pessoas participaram diretamente da operação de transporte, excetuadas as atividades de planejamento? Destes, quantos eram funcionários da FDUSP?
2.7.        Quem foi o coordenador operacional da mudança? Qual é sua formação técnica? É funcionário da FDUSP?
2.8.        Quais foram os horários de início e término da operação de transporte?
2.9.        Quais e quantos foram os meios de transporte utilizados?
2.10.    Quem supervisionou o processo de acondicionamento dos livros em caixas? Qual é sua formação técnica? É funcionário da FDUSP?
2.11.    Houve acompanhamento de seguranças durante o transporte?
2.12.    Qual é a capacidade de carga (líquida) das caixas utilizadas?
2.13.    Qual é a carga máxima de compressão vertical admitida pela caixa utilizada, considerando-a vazia ou parcialmente cheia?
2.14.    Quando foi realizado o último inventário do Acervo das Bibliotecas?
2.15.    Qual a data prevista para realização de novo inventário do Acervo?

3.      DO PROJETO DAS NOVAS SALAS NO EDIFÍCIO HISTÓRICO
3.1.        SOLICITAÇÃO: apresentação do projeto de adequação e leiaute das novas salas, na ala anteriormente ocupada pelas bibliotecas departamentais.
3.2.        Quantas e quais salas estão atualmente ocupadas? Por quais turmas/turnos/cursos?
3.3.        Quantos alunos estão atualmente matriculados nas turmas acima referidas?
3.4.        Qual é a programação de ocupação das novas salas de aula?

4.      DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO ANEXO
4.1.        SOLICITAÇÃO: apresentação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), de acordo com o novo uso/destinação do edifício.
4.2.        SOLICITAÇÃO: apresentação do comprovante de desinsetização ou descupinização do edifício.
4.3.        SOLICITAÇÃO: apresentação do laudo de avaliação estrutural/fundações do edifício, segundo possíveis esforços e sobrecarga decorrentes do novo uso a que se destina a edificação.
4.4.        SOLICITAÇÃO: apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida pelo profissional responsável pela avaliação estrutural do edifício, face à nova destinação.
4.5.        SOLICITAÇÃO: apresentação do projeto de adequação da edificação às Normas de Acessibilidade.
4.6.        Quais foram as obras de reforma ou de manutenção preventiva/reparadora realizadas antes da ocupação do novo edifício?
4.7.        Quando foi iniciado o processo de desapropriação do edifício anexo das bibliotecas?
4.8.        Quando foi autorizada a ocupação do edifício?
4.9.        Quais foram as obras de adaptação às Normas de Acessibilidade realizadas antes da transferência do acervo para as novas instalações? (Em especial, para atendimento às Leis Federais nº 10.048/200, 10.098/2000; Dec. Fed. nº 5.296/2004, além da Norma Técnica Brasileira ABNT 9050:2004 e da Norma Mercosul NM 313/2007).
4.10.    Quem é o autor do projeto de adequação da edificação às Normas de Acessibilidade? Qual é a sua formação técnica? É especializado em Acessibilidade? É funcionário da FDUSP?
4.11.    Qual é o prazo estimado para efetiva implementação de todas as adequações de acessibilidade, inclusive de mobiliário, nas novas instalações?
4.12.    Aproveitando a pertinência da matéria, o quadro atual de funcionários da biblioteca conta com pessoal treinado para atendimento em Libras? A Academia ou a USP investe em treinamento de seus quadros visando o aperfeiçoamento do atendimento (em amplo sentido)? De que forma?

5.      DAS CONDIÇÕES ATUAIS DO ACERVO DESLOCADO
5.1.        É possível afirmar, inequivocamente, que as peças do Acervo não sofreram graves danos durante a operação de transporte?