domingo, 23 de maio de 2010

A Marca do Pró-Acervo sempre se manterá

Conforme anteriormente mencionado, o blog passou a contar com nova redação.

O blog manterá os seus objetivos originais, quais sejam: o foco no ACERVO da Facvldade e a apresentação ponderada dos fatos e de matérias conexas à nossa finalidade.

O Movimento Pró-Acervo das Arcadas foi concebido para afirmar a defesa de nosso bem mais estimado: os livros.

Repudiamos o tratamento dispensado às bibliotecas e a restrição ao livre manifestar. A nossa atenção se centrará nos fatos.

Entendemos que nossas ações possuem o dever de se pautar na metodologia do cientista weberiano: o esforço inconcusso de se desvencilhar de juízos de valor e apurar os fatos como são de per si.

É uma posição difícil. Diversos fatores pesam: o não saber como agir, a hesitação em saber o que o leitor pensa ou mesmo quem está lendo e o rigoroso autocontrole (é fácil desviar o rumo e personificar o alvo quando se está acometido pelas emoções dos acontecimentos e no início de um novo e importantíssimo ciclo da vida, o acadêmico). O Movimento é integrado por pessoas comuns, que se esforçam diariamente em seus estudos, perseguindo sempre a excelência e a superação de suas dificuldades. Somos pessoas comuns como qualquer cidadão valoroso.

O trecho do prefácio de um livro de um antigo aluno das Arcadas traz uma lição interessante: figuras renomadas, como Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Barão de Rio Branco, Castro Alves e Monteiro Lobato, quando chegaram às Arcadas, "não eram predestinados, nem melhores que vocês". Pedimos vênia para alterar: "nem melhores que TODOS NÓS". O que os levou à glória foi "o ideal, a dedicação e a pertinácia". E qualquer de (pedimos a devida vênia da situação anterior novamente) nós "pode (e deve) fazer o mesmo!"

Pró-Acervo é todo aquele que abraça o amor ao saber. Parafraseando um respeitado docente da São Francisco: "Queremos os livros. Só isso".