sábado, 29 de maio de 2010

Retorno dos livros e Sindicância


Informe do Centro Acadêmico XI de Agosto relata as condições recentes do acervo e a sindicância em relação ao vice-diretor da Faculdade de Direito da USP.


Bibliotecas


Conforme informado anteriormente, todos os livros encaixotados já retornaram para o prédio Histórico. Segundo informações da Diretoria da Faculdade, as Bibliotecas instaladas no prédio Anexo IV serão disponibilizadas aos alunos em meados de junho. São elas: Filosofia, Estado, Econômico–Financeiro, Processo e Penal. As bibliotecas que retornaram ao Prédio Histórico não têm um prazo para reabertura. São elas: Comercial, Civil, Internacional e Trabalho.


É importante ressaltar que a volta dos livros para o prédio Histórico era fundamental, uma vez que o acervo corria sério risco de ser ainda mais danificado com as caixas empilhadas, em um local com fiação exposta e com o risco de um novo vazamento. Além disso, as prateleiras para abrigar o resto dos livros não podiam ser montadas nos andares superiores do Anexo IV, já que eles precisam de uma grande reforma.


Em circular encaminhada à comunidade Acadêmica da Universidade de São Paulo, o Reitor João Grandino Rodas afirmou que “a Reitoria poderia ter colaborado nesses meses e pode ainda colaborar com a FD, tanto na reforma dos cinco andares superiores do prédio da R. Senador Feijó, o que pode ser realizado em curto espaço de tempo”. Nesse sentido, o Centro Acadêmico XI de Agosto enviou um ofício à reitoria pedindo esclarecimentos sobre a existência de um processo licitatório, o que nele está contemplado e se há algum prazo para o início das reformas. Segue em anexo o ofício enviado.

Sindicância


Na semana passada foi instaurado processo de sindicância para averiguar os acontecimentos de 07 de maio, dia em que o Vice Diretor, Prof. Paulo Borba Casella, tentou suspender o retorno dos livros encaixotados ao prédio histórico. A comissão de sindicância será composta pela Professora Maria Sylvia Zanella di Pietro e por outros dois professores de outras unidades da USP (Medicina e FFLCH). Tal pauta não foi discutida especificamente na última reunião de Congregação, no entanto, devido a importância da situação, o Centro Acadêmico enviou uma carta a todos os membros do Órgão(em anexo) Colegiado para que, caso o assunto fosse suscitado, deliberassem pela saída do Vice-Diretor. Ainda, não conseguimos obter a portaria que instituiu tal sindicância mesmo após enorme insistência frente à Diretoria. Aparentemente a divulgação de portarias neste tipo de processo não é praxe. De qualquer maneira, segue a pressão para que o Professor Casella deixe seu cargo, restituindo assim, a normalidade nas Arcadas.

Fonte: Informe Eletrônico - edição nº. 31 - 28 de maio de 2010

Centro Acadêmico XI de Agosto