sábado, 29 de maio de 2010

Congregação - reunião de 27/05/10


Informe do Centro Acadêmico XI de Agosto acerca de reunião da Congregação da FDUSP em 27/05/10.


O dia de ontem foi bastante significativo para a Faculdade de Direito, já que foi realizada a Congregação que apreciou o recurso apresentado pela Representação Discente contra decisão que validou a nomeação das Salas Pedro Conde e Pinheiro Neto. O parecer da relatora, Prof.ª Maria Sylvia Zanella di Pietro, era pelo parcial acolhimento do recurso, no que se refere à invalidação da nomeação da Sala Pedro Conde. Havia muita expectativa por parte dos alunos - durante a semana, diretores do XI de Agosto e Representantes Discentes conversaram com vários membros da Congregação no intuito de que todos votassem pela invalidação da Portaria baixada pelo antigo Diretor João Grandino Rodas.



Porém, na manhã de quinta-feira, o Centro Acadêmico e a Representação Discente foram informados que o Diretor da Faculdade, Professor Antonio Magalhães Gomes Filho, iria apresentar para Congregação uma carta de renúncia. O Diretor estava praticamente irredutível e iniciou a reunião fazendo um discurso emocionado sobre a sua saída. Alegou ser impossível permanecer na posição e gerir a Faculdade com as sucessivas tentativas de intervenção da reitoria em sua gestão, bem como problemas de saúde. Professores, alunos e funcionários se uniram e pediram a permanência do Diretor, que acabou reconsiderando sua decisão e optou por permanecer no cargo.


Após essa decisão, a Congregação pôde deliberar sobre o nome das salas. Os alunos, reunidos no primeiro andar, aguardavam ansiosamente uma resposta. Os membros da Congregação optaram por revogar o item A da portaria GDI 07/2010, que nomeava as salas Pedro Conde e Pinheiro Neto, o Pátio e a Passarela. A decisão foi muito comemorada por todos os alunos, que logo após o término da reunião se uniram para retirar as placas que nomeavam as salas.


Fonte: Informe Eletrônico - edição nº. 31 - 28 de maio de 2010

Centro Acadêmico XI de Agosto